Plantas medicinais


Plantas Medicinais 

Açafrão (=cúrcuma): anti ... inflamatório, bacteriano, cancerígeno e desintoxicante.

Agave: a seiva pode tratar feridas e irritações de pelealívio de dores, diarreias (laxante)(j).

Aipo - diurético. Recomendado em casos de retenção de líquidos, pés e pernas inchados. Consumir as folhas, os talos e as sementes.

Alcachofra: acção descongestionante e diurética; dores de fígado.

Alecrim: (as folhas, td ano); combate a tosse; estimulante geral do fígado, estômago; facilitador da digestão, estimula a vesícula, a circulação e o sistema nervoso e a depressão; alivia dores musculares; estimula a mente e a memória; combate a anemia; cicatriza feridas; necessita de solo de calcário e bem drenado. Propaga-se por sementes e estacas 
Alfazema

Alfazema-flor: asma, bronquite, pulmão, sistema nervoso; ajuda d digestão; UE: Acne, banho e cabelo; propaga-se p sementes e estaca;

Aloé-vera: acelera a cicatrização, hidrata a pele e é anti-inflamatório; desintoxicante do fígado e rins. Alivia as dores de cabeça, depressão, esgotamento nervoso; relaxante e anti-reumático. 

Amora - contém ácido elágico, que impede a formação de radicais livres e age contra o envelhecimento e o aparecimento de tumores

Ananás - planta drenante. Tratamento de de redução de peso. Propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Ajuda na digestão das proteínas. É desintoxicante e tónico dos rins (ver receitas Detox).  Deve ser consumido antes das refeições.

Boldo (fls): estimulante das funções digestivas, litíase biliar, insuficiência hepática e prisão de ventre. (a) e (d)
Boldo

Borututu: especialmente indicado para casos de hepatite C (fígado, vesícula, rins, etc.); permite a fluidez, combatendo o colesterol e normalizando a tensão arterial. Propriedades laxativas e suavemente purgativas. Estômago, fígado, vesícula, baço e todo o aparelho urinário, litiase. Icterícia e biliosa, por ser muito diurético eliminam gorduras e reduz o peso. EU.: (Lavagens) chagas e outras afecções (g)

Buxo: afecções do fígado com icterícia e febre; reumatismo articular agudo.

Calêndula: erupções cutâneas e dores menstruais; flores e pétalas no Verão;

Camomila: Cefaleia, gripe, menstruação difícil; sedativo, anti-inflamatório e analgésico; ajuda nas digestões difíceis; reduz gazes; trata úlceras e gengivites; calmante suave. UE: cabelo, ferida e pele.

Canela: estimulante geral, fadiga e depressão, tosse, gripe, dores de estômago e diarreia

Carqueja: bronquite, gripe, pneumonia, inflamações e diabetes; auxilia a digestão, o fígado; é diurético; desintoxica o organismo e controla os níveis de glicemia no sangue; inchaços desencadeados pela retenção de líquidos;

Cardamomo:

Cavalinha: Cistite, celulite, inflamações urinárias e menstruação; E.: afta, banho, dentes, pés, sudação.
Cavalinha

Chá verde: Contêm minerais que ajudam a prevenir doenças coronárias; controla o peso (queima gorduras - ajuda a emagrecer), diurético, fadiga e esgotamento, reduz risco de tumores (cancro), fortalece a pressão sanguínea, arteriosclerose, gripe, anti-inflamatório, indigestão, diarreia e diminui o colesterol. Contra-indicações: gera dependência. (f)

Centelha asiática= (hortelã-brava-indiana): capacidade de reconstrução da pele, tónico mental, fortificando as veias q fornecem oxigénio ao cérebro(combate Alzheimer); acção anti-inflamatória, aliviando as dores reumáticas e artrite.

Cravinho: analgésico, protege o estômago, reduz o mau hálito, melhora a digestão e a circulação sanguínea; cáries, aftas e perdas da boca
Cravinho

Cúrcuma = Açafrão

Dente-de-leão: anti-cardíaca, inflamatória e insuficiência hepática, icterícia, digestões difíceis, gota e afecções cutâneas; purificador do sangue, facilita a digestão e estimula o apetite;

Equinácia: durante td ano; utiliza-se a raiz e combate infecções respiratórias, acne e feridas; acção anti-viral; estimulante imunitário constipações, gripes e processos infecciosos);

Erva de S. Roberto: Casos de úlceras de estômago e colites; anginas, cancro, diabetes, diarreia, hemorragia, rouquidão. UE.: afta, ferida e olhos.

Erva-cidreira (Melissa(parte aérea p usar fresca): anemia, apetite, asma, dores de estômago, fígado, gravidez, nervos, indigestão, memória, pulmão, insónia e nervosismo; alivia transtornos digestivos associados ao stress.

Erva-doce:  má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e diurético.

Erva-limeira: dores de cabeça e cólicas menstruais e intestinais, fadiga mental e stress.

Funcho

Espargo: retenção de urinas.

Funcho: digestões difíceis. combate à flatulência e cólicas. Gases intestinais. Serve para dar um toque adocicado aos sumos e batidos.

Ginzeng  (Panax …): resistência do organismo face à fadiga e stress, ansiedade e depressão; revigorante sexual; , colesterol elevado, diabetes e tensão baixa; recuperação de derrame cerebral com perda de memória (ñ combinar com excitantes). 

Hipericão

Ginkgo (Biloba) (infusão): acção vaso-dilatadora, protectora capilar e tónica venosa; insuficiência circulatória cerebral, sequelas de acidentes vasculares cerebrais, arteriopatias dos membros inferiores, angiopatias, transtornos vaso motores, varizes, flebites, pernas cansadas; edemas maleolares e vertigens, circulação sanguínea, bronquite e tosses graves; adstringente, fungicida e estimula a actividade cere

Guaraná: relaxante e energizante.

Hortelã

Hibisco: redução de gorduras (anti-oxidante).

Hipericão (Kneip)-erva S.João : arteriosclerose cerebral, asma, catarro, diarreia, bronquite, cistite, frigidez, queimadura, impotência, parasitose, pulmão. EU.: ferida, queimadura solar, úlcera cutânea.

Hipericão do Gerez: digestiva e aperitiva; alivia a depressão e a ansiedade; UE.: acção cicatrizante.

Levístico

Hortelã-menta: Cefaleia, digestão (dores gástricas), impotência e indigestão (diarreia); estimulante digestivo, intestinal e carminativo;  enxaqueca, ciática, prurido. Precisa de solo arejado  e húmido.

Girassol: Folhas: antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais. Casca: febres e úlceras. Flh e flores: infecções da garganta e doenças pulmonares.

Lavanda: (só as flores no início do Outono) dor de cabeça, depressão, esgotamento nervoso; relaxante e anti-reumático. 

Lavanda

Levístico: problemas de digestão

Louro (loureiro): alívio de gazes, problemas digestivos (dispepsia atónica), gripe, bronquite crónica e mau hálito;

Lúcia-lima: cefaleia, indigestão e palpitações.       

Malva (folhas): inflamações internas, diarreia, tosse, rouquidão, laringite, catarro brônquico, abcesso. UE.: aftas, acne rosácea, feridas, doenças da pele, hemerróidas, irrigações vaginais e picadas.

malva

Manjericão (=alfavaca e erva real) -cheiro entre limão e jasmim. É sudorífico e diurético, afasta o cansaço e auxilia na circulação sanguínea; gripes e constipações, descongestiona pulmões e o nariz e acaba com a tosse; fortalece o sistema nervoso, activa a memória e melhora a concentração; dores de cabeça e indigestão; combate cólicas, náuseas, gases e prisão de ventre; acção antisséptica e desintoxicante; melhora a digestão das gorduras; auxilia nas dores reumáticas e minimiza os problemas respiratórios; indicado em infecções e inflamações (mau hálito).

Manjerona: problemas de estômago e intestino, gases e dor de cabeça

Manjericão

Mangostâo: anti-oxidante

Medronheiro: trata infecções urinárias (Jan 10-48), infecções da boca e garganta (infusão 2-5) .(b)

Melancia: poderoso antioxidante, através de uma substância chamada anticianina, controlando a coagulação do sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como o enfarte (tal como todas as frutas de cor avermelhada como o morango ou a preta, como as amoras)

Milho  (barbas de …): albuminária, cálculos renais, inflamação da bexiga, doenças do coração, doenças infecciosas. UE: Herpes e queimaduras.

Morango: poderoso antioxidante, protegendo o corpo do aumento dos radicais livres
Orégão (já espigado)

Orégão: combate a tosse, bronquite e cólicas intestinais; dores musculares no banho, prurido, sarna e afecções catarro, gases e dor de cabeça

Ortiga (urtiga): pedra nos rins, icterícia, gengivite, incontinência urinária, reumatismo, hemorragia, 

Papoila: insónia, tosse, bronquite. 

Passiflora (plt): (planta completa): casos de irritabilidade, insónias e palpitações.

Pau d´Árco: anemias, estimula as defesas imunológicas, estados de degradação celular, infecções na pele, mucosa, bexiga, rim, órgãos genitais, úlcera gástrica e duodenal e leucemias.

Pau de Cabinda (casca): casos de úlceras gástricas, anemia, diabetes; estimulante sexual e afrodisíaco e aumenta a energia do organismo em geral.

Perpétuas roxas (plt) -usam-se as flores nos casos de rouquidão, bronquites e laringites.

Pé-de-cereja: anemia, celulite, cistite, crescimento, diurese, gripe, litiase, obesidade, obstipação, reumatismo e rim.

Pêssego: fonte de vitamina C e E, antioxidantes e betacaroteno, que combate os radicais livres,  dá saude aos olhos, cabelo e pele e reforça a imunidade.

Poejo: 

Quebra-pedra: afecções nos rins, vias urinárias (calculoses, cistites, pielites e reumatismo).

Salva ou Salvia

Salva: inflamação da garganta, sinusite, tónico e estimulante da digestão, diminuição da flatulência, falta de apetite, edema, infecções da boca; 

  • Colher: Maio ou Jun; 
  • Secar: fls à sombra.

Salva-brava: Gripe e doenças febris.     

Tília (fls de ...):enxaqueca, indigestão, diarreia

Tomilho

Tomilho: energizante, alívio na tosse e bronquite

Urtiga: pedra nos rins, icterícia, gengivite, incontinência urinária, reumatismo, hemorragia

Zimbro:

__________________


ÁRVORES


Amendoeira: O puré de amêndoa é útil em casos de cãibras musculares; o leite de amendoa é recomendado contra espasmos e inflamações do estômago.

Bétula (vidoeiro): fls secas ajudam na eliminação de toxinas; benéfico em caso de cálculos dos rins ou bexiga e infecções das vias biliares pela sua acção diurética suave e eficaz; problemas de reumatismo, gota, celulite, edemas. Uma maceração da s/casca em compressas alivia dores reumáticas sobre as articulações.

Eucalipto: problemas respiratórios, catarro, infecções na bexiga, vitalizante da pele, asma, fígado, febre e reumatismo.

Cerejeira: combate a hipertensão e obesidade

Freixo:  Celulite, colesterol, envelhecimento, gota, nevralgia, obesidade, obstipação, reumatismo e ureia.

Laranjeira: perturbações gástricas e hepáticas, gengivite, artrite, papeira, cárie dentária
Laranjeira

Loureiro: dispepsia atónica, gripe, bronquite crónica

Nogueira: Inflamações, úlcera de pele e abcesso de garganta

Oliveira: coração, colesterol.´

Pessegueiro: cálculos

Pinheiro (folhas): anti-séptico., afecções respiratórias e urinárias; nevralgismo, tétano (essência)


Romãzeira (Punica granatum): anti-inflamatório, prevenção do cancro de próstata, da hipertensão arterial, cancro da mama, controlo da artrite, doenças cardíacas, disfunção eréctil, ytratamento de infecções bacterianas e fungos, melhora  a memória auxilia no desempenho físicao. 

Sabugueiro: arteriosclerótico, bronquite, cistite, fígado, gripe, hemorróidas, obstipação, pneumonia, reumatismo, rim, sarampo, tabagismo, febre, tosse, reumático e gota; obesidade, prisão de ventre e purgante.

Tília
: albuminaria, angústia, convulsão, estômago, fígado, gota, indigestão, nervosismo e sono.

*******************************************************************************

Notas sobre algumas plantas:

  • Agave:  pode florir três a 10 vezes em 100 anos
  • Aloé vera:  aproveitar só as flores no início do Outono. Necessita de solo calcário e fértil
  • Medronheiro:  Receita de licor: ver secção de "Preparados"
  • Coentro:  solo fértil e bem drenado 
  • Erva-cidreira: solo fértil, rico em material orgânica e bem drenado  
  • Chá verde:  oriunda da China
  • Boldo:  oriunda do Chile
  • Funcho:   solo leve, de baixa acidez e bem drenado; propaga-se por semente
  • Manjerico germinação: 12 a 15 dias 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Recepção

Olá! Seja bem vindo a este blogue.
Está convidado a colocar os seus comentários.
Obrigado.